Motociclismo

Maverick Viñales faz Yamaha regressar às vitórias na Austrália

Quando parecia que teríamos mais um recital de Marc Marquez no Grande Prémio da Austrália de MotoGP, foi Maverick Viñales a fazer a Yamaha regressar às vitórias.

As corridas são cheias de surpresas, e esta em Phillip Island não foi exceção, pois desta vez o Campeão do Mundo teve pouca sorte, ao ser ‘arrastado’ para a desistência devido aos danos causados na sua Honda pela queda sofrida por Johan Zarco.

Mas a prova valeu sobretudo pela exibição de Viñales, que largando de segundo nunca perdeu o foco naquilo que mais queria; acabar com o ‘jejum’ de vitórias que já durava há 29 corridas – ou seja o último triunfo tinha acontecido no Grande Prémio de França de 2017.

O espanhol da Yamaha ‘saltou’ para o comando ainda na primeira parte da prova, conseguindo depois ir ampliando a sua vantagem sobre os mais diretos adversários. Andrea Iannone foi o mais inconformado de todos eles e conseguiu mesmo encurtar a diferença para Maverick Viñales nas últimas voltas, num ‘forcing’ onde teve a companhia de Andrea Dovizioso, mas o italiano da Suzuki teria de contentar-se com a segunda posição e o da Ducati com o último lugar do pódio.

Contrariamente ao que tinha sucedido nos treinos e na qualificação, o substituto de Jorge Lorenzo na segunda Ducati oficial, Alvaro Bautista, esteve em excelente plano e viria mesmo a concluir a corrida na quarta posição, diante de Alex Rins, na segunda Suzuki, e Valentino Rossi, na segunda Yamaga oficial. Isto significa que no Campeonato do Mundo o ‘Doutor’ perdeu seis pontos para Dovizioso na discussão pelo segundo lugar.

Classificação

1º Maverick Viñales (Yamaha) 40m51,081s

2º Andrea Iannone (Suzuki) + 1,543s

3º Andrea Dovizioso (Ducati) + 1,832s

4º Alvaro Bautista (Ducati) + 4,072s

5º Alex Rins (Suzuki) + 5,017s

6º Valentino Rossi (Yamaha) + 5,132s

7º Jack Miller (Ducati) + 6,756s

8º Franco Morbidelli (Honda) + 21,805s

9º Aleix Espargaro (Aprilia) + 22,904s

10º Bradley Smith (KTM) + 22,940s

Em destaque

Subir