Motores

Ricardo Gomes e a aposta no ‘Nacional’ de Velocidade

Depois de ter competido no campeonato nacional de montanha, Ricardo Gomes volta o seu foco para o ‘Nacional’ de Velocidade e para as corridas de circuito com carros de turismo TCR, onde vai alinhar aos comandos de um SEAT Leon.

O piloto minhoto, que se iniciou no automobilismo aos 29 anos e que não teve um passado no karting, tem na paixão pelo automobilismo – via jornalismo – uma das razões para competir, e sabe que ainda tem muito para evoluir.

“A Montanha sempre despertou em mim uma enorme paixão, talvez pelo perfeccionismo e exigência que é exigida neste tipo de condução. Decidi por isso abraçar, nos últimos anos os campeonatos nacionais de Montanha, tendo feito algumas incursões por provas internacionais”, explica Ricardo Gomes.

“Felizmente, e porque no automobilismo devemos estar permanentemente em crescimento, com processos de aprendizagem que nos façam sentir realizados e completos, em 2017 consegui viabilizar a minha participação numa competição de TCR. Será um enorme desafio e mais um passo neste caminho que tenho vindo a percorrer no automobilismo”, reconhece piloto nortenho.

A mudança das rampas para os circuitos é algo que Ricardo Gomes sentiu necessário fazer: “Preciso de ser confrontado com novos desafios e exigências, com um tipo de condução diferente, partilhar a pista com outros pilotos e disputar com todas as forças cada metro de asfalto. Apesar de para mim este ser um ‘ano zero’ neste campeonato, estou completamente convencido que será um ano muito profícuo e disputado.

O piloto já teve dois contactos com o SEAT Leon TCR, que tem poucas semelhanças com o Leon Mk2 que guiou ao longo das duas épocas anteriores. “O comportamento do SEAT Leon TCR é extraordinário. É uma questão física. O carro tem performances extraordinárias, mas que carecem de perfeccionismo. Não admite muitos erros e para sermos efetivamente rápidos temos de fazer parte dele. Gosto particularmente da capacidade de carga de travagem e a forma como curva. Com o ‘set-up’ correto, será um carro ganhador. Não tenho dúvidas”, afiança.

Em destaque

Subir