Cultura

Redes sociais já prestam tributo a David Bowie (fotos)

O anúncio da morte de David Bowie apanhou o mundo de surpresa, mas as redes sociais não tardaram a reagir. Entre ilustrações, gifs e memes, o ‘camaleão da música’ é recordado porque “o planeta Terra é azul / e não há nada que eu possa fazer quanto a isso”.

David Bowie morreu aos 69 anos, dias após ter lançado o 25.º álbum, e deixou uma vasta legião de fãs ‘órfãos’ de uma influência artística única.

O músico que se recriou nos mais variados e inesperados registos, o que lhe valeu a alcunha de ‘camaleão’, não conseguiu resistir a um cancro, mas lutou o suficiente para se despedir com ‘Blackstar’, o álbum com o qual voltara a surpreender.

“Olha para cima, estou no céu / Tenho cicatrizes que não podem ser vistas”, alertava já o músico em ‘Lázarus’, o segundo single do último álbum.

Para a história ficaram vários temas imortais, como ‘Under Pressure’, com os Queen (“É o terror de saber / do que este mundo é feito”), ‘Space Oddity’ (“O planeta Terra é azul / e não há nada que eu possa fazer quanto a isso”), ‘Heroes’ (“Podemos ser heróis / apenas por um dia”) ou ‘The man who sold the world’ (“Estás cara a cara / com o homem que vendeu o mundo”).

Quando se soube da morte de David Bowie, as redes sociais reagiram da forma habitual: a estupefacção inicial deu lugar a uma profusão de homenagens, entre ilustrações e memes, entre citações e gifs.

Em destaque

Subir