Motores

Quarto lugar em Mid-Ohio segura liderança de Albuquerque e Barbosa no IMSA Sportscar

Ao garantirem a quarta posição este domingo em Mid-Ohio Filipe Albuquerque e João Barbosa mantiveram a liderança do Campeonato IMSA Sportscar.

Largando apenas do sexto lugar da grelha de partida, a dupla portuguesa do Cadillac DPi # 5 da Action Express Racing sabia que tinha uma tarefa bastante complicada pela frente, por partia em desvantagem sobre os seus mais diretos rivais no campeonato. Havia pois que ser astuto e adotar a melhor estratégia para limitar as perdas.

Na primeira parte da prova João Barbosa procurou recuperar algum do terreno para os pilotos da frente, sendo que nesta corrida os Acura ARX do Team Penske se reveleram inalcansáveis para toda a concorrência, incluindo o piloto português, que procurou entregar o Cadillac # 5 a Filipe Albuquerque o melhor classificado possível. Assim sucedeu, ainda que na segunda metade da corrida o piloto de Coimbra não tenha conseguido anular a diferença que o separava do Mazda dpi # 77 que veio a terminar na terceira posição.

O pódio não foi possível, mas foi a defesa e o ampliar da liderança no campeonato, aspeto mais destacado por Albuquerque no final da prova: Apesar do resultado não ser o que ambicionávamos, estou muito contente com a corrida que fizemos. Não cometemos nenhum erro, correu tudo na perfeição e fomos o melhor Cadillac”.

“Era impossível fazer melhor: a diferença de andamento era enorme. É frustrante percebermos que não conseguimos ser mais rápidos, mas tenho a certeza que o ´’balance of performance’ vai ser ajustado para as próximas provas e tornar tudo mais equilibrado”, referiu o piloto de Coimbra.

“Acabámos por conseguir mais do que manter o comando do campeonato e aumentámos essa vantagem. Apesar da frustração há esta enorme satisfação. Agora é centrar atenções na próxima corrida e continuar a fazer o nosso trabalho. Mais importante que vencer corridas é vencer o campeonato”, concluiu Filipe Albuquerque.

Referência para a atuação de outro português, Álvaro Parente, que chamado à última hora para dividir a condução do Acura NSX GT3 # 86 da Michael Shank Racing com Katherine Legge quase vencia a categoria GTD. O piloto do Porto terminou a corrida ‘colado’ à traseira do Lexus RCF GT3 de Dominik Baumann.

O Campeonato IMSA Sportscar regressa a 1 e 2 de junho no traçado urbano de Detroit (Michigan).

Em destaque

Subir