Nas Notícias

Quarta-feira com calor em níveis perigosos

O verão chega em força esta quarta-feira, com os termómetros a subirem de forma acentuada… e perigosa. Em Évora, a máxima prevista é de 41 graus.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para amanhã é, à primeira vista, bastante agradável, com céu limpo e subida das temperaturas.

Só que o calor a mais também é prejudicial, em particular para crianças e idosos. E, avisam as meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Marques, amanhã vai registar-se uma subida acentuada das temperaturas máximas.

Em Évora, o termómetro poderá chegar aos 41 graus. Castelo Branco e Beja podem esperar 39 graus de máxima.

Lisboa atingirá os 33 graus, tal como Sines, mais abaixo dos 34 previstos para Braga, Vila Real, Bragança e Faro.

Se o Porto estará ‘fresquinho’, com máxima de 28 graus, já Viseu chegará aos 35 e Santarém, Setúbal e Portalegre aos 37 graus.

O céu estará limpo ou pouco nublado, com o vento a soprar fraco do quadrante norte e passando a moderado durante a tarde.

Açores e Madeira

O céu limpo do território continental não chegará ao arquipélago dos Açores, estando previstos períodos de céu muito nublado.

Durante a tarde, podem mesmo cair aguaceiros fracos.

Santa Cruz das Flores e Horta terão máxima de 27 graus e mínimas de 21 e 20, com Angra do Heroísmo entre 26 e 21 graus e Ponta Delgada com máxima de 25 e temperatura mínima de 19 graus.

Também a Madeira terá períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da tarde.

Quanto às temperaturas, oscilarão entre as máximas de 27 no Funchal e 26 em Porto Santo e a mínima de 21 graus.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com 1,5 a dois metros e água a uma temperatura de 17 ou 18 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas de sudoeste com um metro e o mar a uma temperatura de 18 ou 19 graus.

Em destaque

Subir