Mundo

Quais as origens do Dia Mundial da Criança? E porque se celebra a 1 de junho?

Conheça as origens do Dia Mundial da Criança, que se assinala todos os anos no dia 1 de junho.

O Dia Mundial da Criança, que se assinala todos os anos, a 1 de junho, tem origem na devastação provocada pela II Guerra Mundial.

Por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, foi lançado um movimento para proteger as crianças dessa destruição.

A ONU definiu o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança, data que corresponde à aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

No entanto, a maioria dos países celebra 1 de junho, associando o Dia Mundial da Criança às homenagens de maio a Maria, mãe de Jesus.

Apesar da efeméride ter mais de meio século, ainda há muito a fazer para que as crianças tenham o direito de ser crianças.

“A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes”.

É um dos princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada por Resolução da Assembleia Geral de 20 de Novembro de 1959 da Unicef.

E também é uma das provas de que a Declaração Universal continua por cumprir, mais de 50 anos depois de ter sido criada.

O Dia Mundial da Criança deve ser uma celebração, mas também deve servir de alertar para o facto de que ainda existem crianças a quem são negados os cuidados mais básicos, desde a saúde à segurança.

Em destaque

Subir