Nas Notícias

Dicas para aumentar a energia e enfrentar o cansaço da pandemia

Eis algumas dicas para fazer frente ao cansaço da pandemia, numa altura em que começamos a retomar a normalidade – ainda que com restrições.

A pandemia de covid-19 mudou por completo as nossas rotinas. Desde que o coronavírus surgiu que começámos a valorizar mais o tempo com a família e amigos, assim como redescobrimos o prazer de estar em casa.

Mas a doença, em especial durante os períodos de confinamento, trouxe também o cansaço da pandemia.

Agora que tentamos retomar uma certa normalidade, veja algumas dicas para aumentar a energia mental e física.

Recarregue baterias ao dormir

Uma boa noite de sono é fundamental para no dia seguinte acordarmos com a energia necessária para enfrentar mais um dia. É ao dormir que o organismo recarrega baterias, mas muitas pessoas têm dificuldade em adormecer.

Este é um processo que pode ser auxiliado com suplementos de origem natural. Do magnésio ao 5-HTP, há uma variedade de opções. Mas não compre por comprar! Consulte especialistas e veja quais os suplementos mais indicados para o seu caso.

Há também quem recorra a sons calmantes para ajudar a induzir o sono. Nas lojas de aplicativos, há várias ‘apps’ para os chamados ‘sons brancos’ ou para ajudar a meditar e relaxar. No YouTube, não faltam opções – e a custo zero – de temas relaxantes.

Alimente o cérebro

Há várias substâncias de origem natural que ajudam a alimentar o cérebro, melhorando as capacidades cognitivas e o estado de alerta. Mais uma vez, insiste-se que os suplementos só devem ser tomados por indicação de um especialista da sua confiança.

Substâncias como raízes de espargos, cogumelos reishi e macoa (ou maca-peruana) têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos nos últimos tempos. E não esqueça o chá verde, que contém cafeína e apresenta vários benefícios para a saúde.

Procure bebidas energéticas… saudáveis

Entre as várias opções de bebidas energéticas têm começado a surgir algumas opções consideradas saudáveis. Um ponto em comum a essas é o facto de não conterem cafeína.

São bebidas à base de eleuthero, uma planta também conhecida como ginseng siberiano, que aumentam a resistência e melhoram a capacidade cardiovascular.

Há também bebidas energéticas saudáveis à base de sumo de lima ou cacau.

Reforce a alimentação

Uma alimentação saudável deve ser variada, mas há nutrientes que ajudam a pessoa a sentir mais energia. Se precisar de espevitar, aposte em alimentos ricos em ómega 3, vitamina B, luteína e ferro.

Saiba gerir o stress

Hoje em dia, parece impossível reduzir o stress, como nos é sempre recomendado. O mais importante é termos a consciência que há alturas em que os níveis de stress disparam, sendo por isso fundamental gerir (não reduzir) o stress.

Há várias formas para o fazer, como tomar um banho relaxante à noite ou praticar ioga de manhã. Aos poucos, vai sentir a energia a regressar.

Atenção: estas dicas servem para aumentar a energia mental e física nos momentos em que nos sentimos um pouco mais em baixo.

Se o estado de exaustão for recorrente, pode ser um sintoma de uma situação de saúde que precisa de monitorizar.

Ainda a propósito de mudanças na alimentação ou de suplementos, consulte um especialista da sua confiança antes de usar novos produtos.

Em destaque

Subir