Nas Notícias

O projeto que pretende transformar Lisboa numa cidade-pomar

Para combater o desperdício de frutas nas árvores de Lisboa, como laranjas, romãs ou limões, nasceu um projeto chamado Muita Fruta. O objetivo é recolher a fruta que será distribuída pelos que mais precisam e também será transformada em compotas e noutros produtos gastronómicos.

Adriana Freire, mentora da Cozinha Popular da Mouraria, teve a ideia de apanhar a “fruta abandonada” quando todos os anos “via as romãs de uma romãzeira, perto de casa, apodrecerem no chão”. Foi então que rapidamente juntou uma equipa interessada em travar este desperdício.

“A maior parte da fruta (das ruas e dos quintais de Lisboa) estraga-se porque as pessoas não têm tempo para as colher ou não têm capacidade física, pelo que às vezes apanham as que estão mais à mão mas não apanham as dos ramos mais acima”, explica Adriana Freire.

No final de janeiro, a equipa do Muita Fruta apanhou 100 quilos de laranjas na zona da Mouraria. Para além de ter sido distribuída entre os voluntários, parte da fruta foi cozinhada durante o evento ‘Marmelada Comunitária’ e transformada em compotas.

Foram identificadas 20 árvores durante as primeiras semanas, mas Adriana acredita que a equipa terá mais trabalho uma vez que, só na zona histórica, “há centenas de árvores nos quintais, nas encostas e nas ruas”.

A equipa quer fazer um mapeamento destas árvores através de um site e de uma aplicação móvel que já estão a ser desenvolvidos. “Queremos que as pessoas possam usar o telemóvel para tirar fotografias às árvores e colocá-las online”, explica Adriana.

A associação apela a quem tenha árvores de fruto no quintal para chamar a equipa para proceder à apanha, sendo que parte da colheita reverterá para o projeto. Posteriormente, será distribuída por famílias carenciadas, que serão sinalizadas, e transformada em produtos gastronómicos.

Uma das prioridades é “garantir a sustentabilidade do projeto e criar emprego, desenvolvendo a marca para comercializar os produtos criados com a fruta”, conta Adriana, reforçando a importância do Cooking Lab, do F3, que “vai testar várias receitas com a fruta apanhada”.

O Muito Fruta também vai promover a realização de workshops para ensinar as pessoas a tratarem das suas árvores, ensinando técnicas de poda, de fertilização e de combate a pragas.

Adriana Freire admite que quer “transformar Lisboa num grande pomar”. Embora nesta primeira fase o projeto esteja concentrado na Mouraria e bairros adjacentes, a ideia é ampliar o projeto a toda a cidade.

O projeto que combate o desperdício alimentar captou a atenção de Marcelo Rebelo de Sousa que, na próxima quarta-feira, vai juntar-se à equipa de voluntários para a apanha da fruta na zona da Mouraria.

Aos leitores que estiverem interessados neste projeto, poderão visitar o jardim da Cerca da Graça, nos dias 11 e 12 deste mês, entre as 12h e as 17h. A equipa também vai integrar o programa do evento “Enamorados por Lisboa”, convidando os participantes a colocarem frases de amor nas árvores do jardim. As frases serão partilhadas no Facebook e quem reunir mais ‘likes’ ganha compotas Muita Fruta.

Em destaque

Subir