Nas Notícias

Prepara-se, o frio está a chegar

As temperaturas vão começar a baixar e é esperado um arrefecimento acentuado. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera que as temperaturas possam descer até 10 graus, neste sábado, em consequência de uma massa de ar polar que vai afetar Portugal continental, nos próximos dias.

Embora a massa de ar frio já se comece a fazer sentir a partir desta sexta-feira, a verdade é que os termómetros ‘caem’ amanhã cerca de 10 graus em algumas zonas, de acordo com a indicação adiantada pelo IPMA.

Esta mudança significativa do estado do tempo deve-se à chegada de uma massa de ar polar, vinda de norte.

As máximas não vão, por isso, ultrapassar os 16 graus em Lisboa e Porto, sendo que a localidade mais fria será a Guarda, onde os termómetros não vão ultrapassar os 10 graus.

É também na Guarda que se irá registar a temperatura mínima mais baixa (um grau), neste sábado, que será de sol um pouco por toda a região continental.

Sensação térmica mais quente vão sentir os habitantes das ilhas da Madeira e Açores, onde as máximas vão ser de 24 graus no Funchal e 21 em Ponta Delgada.

Os Açores podem ainda esperar “céu muito nublado” e “tornando-se encoberto” com possibilidade de queda de “aguaceiros fracos”.

Na Madeira será um sábado de “aguaceiros, que a partir do final da manhã serão em especial nas vertentes norte e terras altas.”

O IPMA deixa ainda uma nota para o vento que irá sofrer um intensificação, neste sábado, com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora nas terras altas, sendo que no litoral do continente podem chegar aos 75 quilómetros por hora.

Veja a previsão do estado do tempo em vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=AUK84BH5U8G8

Em destaque

Subir