Nas Notícias

Preços das portagens do Túnel do Marão: Ligeiros pagam menos de metade do que os pesados

pt jornal túnelJá são conhecidos os preços das portagens a pagar no Túnel do Marão, infraestrutura com 5,6 quilómetros, que liga Amarante e Vila Real. Conheça o valor a atravessar a via, que será cobrado com um sistema de pórtico semelhante ao das antigas SCUT.

O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas divulgou os preços das portagens o Túnel do Marão, que terá de passar pelos testes de segurança para ser inaugurado, o que deve ocorrer no início do próximo mês.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita fonte daquele ministério, o custo para veículos de classe 1 (motociclos e ligeiros) será de 1,95 euros, ligeiramente abaixo dos dois euros que tinham sido estimados.

Já os veículos de classe 2 (com dois eixos e uma altura, media à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metros) terão um custo de 3,40 euros, enquanto a classe 3 (com três eixos) pagará 4,40 euros. Por último, a classe 4 (com mais de três eixos): 4,90 euros. O pagamento poderá ser feito de forma automática, através de um sistema de pórticos.

Os veículos de mercadorias poderão beneficiar de um desconto de 10 por cento durante o dia e 25 por cento no período noturno, nos fins e semana e feriados. Já os motociclis pagam menos 30 por cento se usarem dispositivo eletrónico, esclarece o JN.

A colocação de portagem no Túnel do Marão é justificada com o elevado investimento feito na infraestrutura e na sua manutenção. Por outro lado, existe uma alternativa: o antigo troço do IP4 continuará aberto ao trânsito.

Não é conhecida a data exata de abertura ao trânsito do maior túnel da Península Ibérica, mas ainda durante o mês de abril decorrerão testes de segurança. Aliás, a infraestrutura já foi concluída e os dispositivos de apoio estão a ser experimentados.

Nos próximos dias, as corporações de bombeiros locais vão participar em ações de formação, para socorro dentro do túnel.

Os técnicos estão a realizar visitas ao espaço, para verificar se todos os dispositivos estão operacionais.

Serão feitos exercícios de simulação de socorro, como desencarceramento, com o INEM, os bombeiros e a Guarda Nacional Republicana envolvidos. A abertura da obra lançada no Governo de José Sócrates fica então pronta para a inauguração.

Em destaque

Subir