Mundo

Post viral conta uma mentira. E quem a partilhou sabe-o

Uma foto foi publicada por uma utilizadora do Facebook, que denuncia o caso de uma mulher que dorme nas ruas de Lisboa com o bebé. A partilha foi feita na passada segunda-feira. Gerou mais de 35 mil partilhas, milhares de reações e alguns comentários de indignação. Mas a imagem reporta a um caso que ocorreu em Bordéus, em 2017. A autora da partilha sabe desse facto, mas mantém a indignação com “o ministro” e insta os utilizadores a partilhar a imagem.

A foto mostra uma mulher, sem-abrigo, a dormir numa rua de Bordéus, acompanhada pelo filho, bebé, com alguns bens de primeira necessidade. O registo tem mais de um ano, mas é apresentado como atual e em Lisboa.

“Numa das ruas de (Lisboa?), uma mãe com a sua criança. Qual é o programa de apoio que tem para eles, senhor ministro? Portugueses, quando nos unimos para que isto deixe de acontecer com os nossos? Partilhem! Temos que envergonhar quem nos governa!”, escreve a autora da partilha.

O ponto de interrogação colocado no post é perverso, uma vez que a autora já sabe que a imagem e o texto não combinam: diversos utilizadores das redes sociais já alertaram a utilizadora do Facebook de que a história ocorreu, de facto, mas em França.

Mas nem assim a partilha é eliminada.

“Esta imagem é de Bordéus. E então? Em Portugal não há gente a dormir nas ruas?”, escreve a própria, num comentário, justificando que a sua intenção é avisar para casos semelhantes.

E entretanto, a falsidade vai proliferando, sem regras, sem reguladores. Trata-se de uma das publicações mais vistas da semana.

Este é o poder das redes sociais, onde não há verificação dos factos, por parte dos utilizadores, nem desmentidos.

Veja uma imagem do post e, mais abaixo, o tweet original, com data de 13 de novembro de 2017.

Em destaque

Subir