Nas Notícias

“Posição mais consolidada dos peritos” mantém escolas abertas no novo confinamento

As escolas vão continuar abertas no novo confinamento, adiantou hoje o primeiro-ministro, António Costa, justificando a decisão com a opinião dos peritos.

Em conferência de imprensa, o chefe de Governo acrescentou que a “posição mais consolidada” manifestada pelos especialistas vai de encontro à preferência do executivo.

“A posição mais consolidada por parte dos peritos não aponta para a necessidade de encerramento dos estabelecimentos escolares. A vontade do Governo é que a atividade escolar possa continuar a decorrer com normalidade”, afirmou.

Recusando-se a antecipar o teor das decisões finais a tomar pelo Governo na quarta-feira, o primeiro-ministro admitiu que há “negociações” com os privados tendo em vista um alívio da pressão a que estão submetidos os hospitais públicos, por causa do internamento de doentes com covid-19.

“Há já vários convénios assinados, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Esses convénios têm estado a ser utilizados”, reagiu António Costa.

Ainda segundo o primeiro-ministro, “estão negociações em curso relativamente à utilização de novas capacidades” na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Há outras áreas em que o trabalho com o setor privado tem sido excelente, como ao nível da capacidade de testagem. Ainda nas últimas semanas atingimos o recorde de 52 mil testes num único dia. Tem sido possível conjugar a capacidade de testagem dos setores público e privado, mas também com as universidades e politécnicos”, acrescentou António Costa.

Em destaque

Subir