Mundo

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Segundo o Global Peace Index, que analisa 163 nações, Portugal subiu mais duas posições e ocupa o top-3 dos países mais seguros do mundo, apenas superado pela Islândia, líder desta classificação desde 2008, e pela Nova Zelândia.

Numa altura em que o terrorismo assola a Europa, Portugal consegue escapar a este fenómeno e continua a escalar lugares na lista do Global Peace Index, elaborado pelo Instituto para a Economia e Paz.

No mapa dos países mais seguros do mundo, Portugal já é terceiro classificado, apenas superado pela eterna líder Islândia, com índices de criminalidade reduzidos e riscos de terrorismo ainda menores, e pela Nova Zelândia.

“Portugal ocupa a classificação mais alta desde o início desta análise, o que representa uma melhoria brilhante. Há cinco anos, estava 16 posições abaixo”, pode ler-se, no relatório do Global Peace Index.

Para avaliar esta lista, o Instituto para a Economia e Paz, que tem sede na Austrália, analisa diversos fatores, como episódios de terrorismo, estabilidade política e social, índices de criminalidade, segurança das comunidades.

Foram analisados 163 países ou territórios independentes, sendo que a Islândia mantém-se na liderança (desde 2008), à frente de Nova Zelândia (segundo) e Portugal (terceiro).

A ajudar a esta realidade, no que a Portugal diz respeito, está também a recuperação económica do país, que permite mais estabilidade social.

Na cauda desta lista está a Síria, um país devastado pela guerra e com poucas perspetivas de paz. Há um ano, estava também classificada como o país menos pacífico.

Em destaque

Subir