Desporto

Portugal no Euro’2016: Falta um ponto, mas podemos guardar a calculadora

A vitória (1-0) diante da Albânia, ontem, coloca Portugal muito perto do Campeonato da Europa, em França. Resta apenas um ponto. Ponto. Desta vez, não é preciso pegar na calculadora e fazer exercícios complicados para chegar a um play-off.

Miguel Veloso (e um canto magistral marcado por Quaresma) selaram ontem o triunfo de Portugal diante da Albânia, uma seleção que incompreensivelmente se subestima – apesar da excelente prestação no grupo I, de qualificação para o Euro’2016.

Num jogo quase sempre dominado pela equipa das quinas, os anfitriões mostraram o veneno que lhes valera um triunfo em solo luso. E apesar de o conjunto de Fernando Santos ter criado diversas oportunidades para marcar, aquele remate desviado para a barra poderia ter determinado uma derrota e… regresso às contas.

Mas o destino foi bem diferente e Portugal está agora em posição privilegiada para carimbar passaporte para França. Líder com 15 pontos e menos um jogo do que a Dinamarca, segundo classificado, a equipa das quinas precisa apenas de um empate frente aos dinamarqueses, na próxima ronda.

Em seis jogos nesta fase da apuramento, Portugal conseguiu cinco vitórias.

Tranquilidade, portanto. Mas a curiosidade é que, mesmo perdendo com a Dinamarca e dependendo de outros resultados (uma derrota da Albânia), Portugal ainda tem uma hipótese de não depender de terceiros para selar o apuramento.

As contas são tão simples que nem será necessário entrar em exercícios matemáticos, tão comuns no destino português nestas fases dos europeus.

Ao contrário do que é comum, a calculadora está agora nas mãos dos adversários, que têm de fazer pela vida para desalojar Portugal do primeiro lugar do grupo.

Ontem, Fernando Santos promoveu diversas alterações em relação ao jogo particular com a França. Miguel Veloso e Bernardo Silva foram chamados ao onze, para os lugares de João Mário e Adrien, com Danilo Pereira a jogar a trinco. Lá na frente, Éder deu lugar a Danny.

O texto está quase no fim e não se falou em Cristiano Ronaldo. É bom sinal. O todo-poderoso esteve apagado. Houve mais coletivo e fica a ideia de que quando Ronaldo se ofusca outros valores se levantam.

A Albânia é seleção fraca? Não é um colosso europeu, mas se nos lembrarmos de que venceu em Portugal e se nos lembrarmos também de que a Holanda está em palpos de aranha por culpa da… Islândia, percebemos que o futebol mudou muito, nos últimos anos.

Veja o golo que decidiu o jogo de ontem, aos 92 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=p1iC92dgtGE

Em destaque

Subir