Motores

Porsche vence 6 Horas de Austin apesar da Audi

webberhartleybernhardaustin4

A Porsche venceu as 6 Horas de Austin, sexta prova do campeonato do mundo de resistência (WEC) que este sábado se disputaram no circuito das Américas, apesar da Audi partir como favorita e dominar grande parte da corrida.

Percalços intervieram para que, primeiro o R18 e-tron quattro n.º 8, e depois também o n.º 7, viessem a deixar caminho livre para a terceira vitória consecutiva de Mark Webber,Brendan Hartley e Timo Bernhard esta temporada.

Num traçado onde os LMP1 da Audi pareceram superiores aos Porsche desde os treinos, tendo dominado a qualificação, nada fazia antever o desfecho da prova norte-americana do WEC.

André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler lideraram o começo da corrida largando da ‘pole position’, e na primeira posição se mantiveram até à segunda hora de prova, altura em que a primeira situação de bandeiras amarelas colocou a equipa do Audi n.º 8 no comando.

Porém uma segunda neutralização da prova fez com que Loic Duval, Oliver Jarvis e Lucas di Grassi descessem para o quarto posto a duas horas do fim, deixando a ofensiva da Audi a cargo dos pilotos do Audi n.º 7, que viram a sua prova ficar definitivamente comprometida quando Benoit Trélyuer se envolveu num acidente com Olivier Pla no Ford GT n.º 66.

A partir dessa altura Webber, Hartley e Bernhard ficaram definitivamente na frente da corrida, ainda que marcados à distância pelo Toyota n.º 6, de Stéphane Sarrazin, Kamui Kobayashi e Mike Conway.

Mas a necessidade de uma última visita às boxes para trocar pneus deixou definitivamente a segunda posição a Loic Duval, Oliver Jarvis e Lucas di Grassi. Um ‘magro’ consolo para a Audi, que está à espera de um sucesso que quebrasse a senda vitoriosa da Porsche.

Na categoria LMP2 a Signatech Alpine somou mais um êxito, que permitiu a Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richelmi reforçarem a liderança da categoria, ganhando mais terreno a Filipe Albuquerque, Bruno Senna e Ricardo Gonzalez, que foram segundos no Ligier da RGR Sport.

O piloto de Coimbra realizou as duas últimas horas e meia de corrida, imprimindo um ritmo fortíssimo, que lhe permitiu manter-se a salvo de qualquer ataque de René Rast, que foi terceiro no Oreca da G-Drive.

Já Pedro Lamy e os seus companheiros de equipa, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, estiveram irrepreensíveis na categoria GTE AM, impondo-se com autoridade no Aston Martin Vantage n.º 98.

Pena foi que problemas mecânicos afetassem o Ferrari n.º 83 da AF Corse e não permitissem a Rui Águas e aos seus companheiros de equipa, François Perrodo e Emanuel Collard, um bom resultado na mesma classe.

Classificação final

1.º Webber/Hartley/Bernhard/ (Porsche) 186 voltas

2.º Duval/Jarvis/Di Grassi (Audi) + 23,641s

3.º Sarrazin/Conway/Koboyashi (Toyota) + 26,096s

4.º Jani/Lieb/Dumas (Porsche) +1 volta

5.º Davidson/Nakajima/Buemi (Toyota) + 2 voltas

6.º Fassler/Lotterer/Trélyuer (Audi) + 6 voltas

7.º Tuscher/Kreihammer/Imperatori (Rebellion)+ 12 voltas

8.º Lapierre/Menezes/Richelmi (Alpine) + 14 voltas

9.º Senna/Gonzalez/Albuquerque (Ligier) + 15 voltas

10.º Rusinov/Rast/Brundle (Oreca) + 15 voltas

Em destaque

Subir