Fórmula 1

Nico Rosberg vence em Singapura e retoma comando do campeonato

nicorosbergsingapura3Nico Rosberg venceu o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, que este domingo se disputou no traçado urbano da cidade-estado asiática e dessa forma recuperou o comando do campeonato do mundo de condutores. Isto porque Lewis Hamilton não foi além da terceira posição.

O alemão da Mercedes comandou o seu 200.º grande prémio com autoridade desde o seu início, levando atrás de si Daniel Ricciardo, ainda que nas últimas voltas o australiano da Red Bull se tenha aproximado perigosamente e causado algum suspense.

Após uma largada marcada por um acidente que culminou com o embate do Force India de Nico Hulkenberg contra o muro das boxes, a prova foi retomada com Rosberg na liderança, procurando distanciar-se de Ricciardo. O que conseguiu até começar a sentir dificuldades com os travões do seu Mercedes.

Na primeira paragem nas boxes o alemão mudou para pneus macios, e esse facto permitiu que aos poucos o australiano da Red Bull se fosse aproximando. Só que os seus pneus supermacios aconselhavam a troca para macios e a hierarquia foi restabelecida, até porque Rosberg manteve o mesmo tipo de escolha de pneus após a segunda paragem.

O terceiro ‘pit-stop’ de Ricciardo trouxe algum suspense na luta pela vitória, já que o australiano aproximou-se bastante de Rosberg mercê dos pneus supermacios que montou no Red Bull, já que o alemão foi obrigado a manter-se em pista para não arriscar perder a prova cruzando a meta com piloto de Perth ‘colado’ à sua traseira.

Já atrás dos dois homens da frente Hamilton teve nos travões do seu Mercedes o seu maior problema, o que acabou por permitir a Raikkonen alcançá-lo e passá-lo.

Mas a história da corrida ainda não estava terminada, e um terceiro ‘pit-stop’ devolveu o terceiro posto a Hamilton, ainda que o britânico tenha visto o finlandês aproximar-se rapidamente nas últimas voltas da corrida.

Sebastian Vettel ‘salvou’ o seu dia com o quinto lugar, passando toda a corrida a recuperar posições depois de largar de último, devido aos problemas sentidos na qualificação. Beneficiou também do facto de Max Verstappen ter feito uma má partida, sendo obrigado também ele a um ‘forcing’ para concluir a corrida no sexto posto.

Destaque ainda para a prova de Fernando Alonso, que deu mais uns pontos à McLaren graças ao sétimo lugar conseguido , apesar de ter um carro inferior ao Force India de Sergio Perez, que numa pista mais técnica teve de se contentar com a oitava posição, enquanto Kevin Magnussen pontuou pela segunda vez esta época. Para alegria da Renault.

Classificação final

1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h55m48,950s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 0,488s
3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 8,038s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 10,219s
5.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 27,694s
6.º Max Verstappen (Red Bull) + 1m11,197s
7.º Fernando Alonso (McLaren) + 1m29,198s
8.º Sergio Perez (Force India) + 1m49,146s
9.º Danil Kvyat (Toro Rosso) + 1m49,867s
10.º Kevin Magnussen (Renault) + 1m51,843s

Em destaque

Subir