Motores

Porsche confirma saída do ‘Mundial’ de Resistência

A Porsche vai deixar o Campeonato do Mundo de Resistência no final da presente temporada no que à categoria principal (LMP1) diz respeito, para começar a trabalhar na sua entrada na Fórmula E a partir de 2019. Inicialmente falava-se que os 919 Hybrid iriam competir até ao final da próxima época, mas em vez disso a marca de Weissach vai estar presente em LMP1 apenas até ao fim do ano.

Isto significa que o programa com os Porsche 919 Hybrid durnou apenas seis anos, pois ingressou na categoria principal do FIA WEC em 2011, passando em 2019 a concentrar-se apenas na classe GTE Pro, onde vai continuar a competir com os 911 RSR.

Esta saída do ‘Mundial’ de Resistência tão cedo deixa pairar muitas dúvidas sobre a próxima época, já que é sabido que a Federação Internacional do Automóvel poderá retirar o atual estatuto se apenas a Toyota estiver envolvida no campeonato.

A Porsche deixa os LMP1 com 15 vitórias em 29 corridas, incluindo os três triunfos nas 24 Horas de Le Mans, e apesar deste sucesso com o 919 Hybrid sabia-se que a marca não iria investir num novo protótipo LMP1 para lá de 2020, como estava inicialmente acordado.

“Criar um carro para Le Mans a partir de uma folha em branco foi um grande desafio. Ao longo dos anos desenvolvemos uma equipa incrível e bem sucedida. Será agora a nossa base para evoluir, e estou certo que vamos manter um nível alto na Fórmula E”, declarou Fritz Enzinger, vice-presidente da equipa Porsche LMP1.

Em destaque

Subir