Motores

Petter Solberg vence ‘Mundial’ de Ralicross em Montalegre

SolbergMontalegre4

Tal como no ano passado, Petter Solberg voltou a ser ‘rei’ em Montalegre, ao vencer a prova portuguesa que este fim-de-semana marcou o arranque do campeonato do mundo de ralicross.

O bicampeão do mundo que na véspera tinha ficado em posições modestas, este domingo esteve bem desde as mangas de qualificação e depois se impõs na grande final.

Mas antes do derradeiro confronto, que tudo decidia, Mattias Ekstrom, o ‘herói’ de sábado brilhou, quer no ‘warm-up’ quer na quarta qualificação, batendo então Petter Solberg, que confessou ter jogado à defesa na jornada da véspera.

O norueguês consegiu a ‘pole posiyoon’ para a meia-final 2 e deu o mote para os confrontos decisivos, numa fase onde o norte-americano Ken Block, conhecido pelas suas proezas nas ‘gimkanas’ era eliminado, não chegando sequer às meias-finais.

LoebMontalegre2

Já Sebastien Loeb conseguia ser sétimo, atrás dos mais experimentados Kristofersson, Bakkerud, Larsson e Heikkinen, numa fase em que o campioníssimo britânico Liam Doran se colocava no 11.º posto.

Quando se chegou à final, Solberg fez um arranque fulgurante, deixando a concorrência para trás, comandando a prova até ao momento em que realizou a sua ‘joker lap’.

No regresso ao traçado ‘normal’ o campeão do mundo acabou por tocar no Audi de Johan Kristofferson que acabou por sair de pista, deixando caminho livre para o triunfo do piloto do Citroën, ainda que envolto em alguma polémica.

Em destaque

Subir