Nas Notícias

Passos Coelho pode ‘cair’ em breve

O PSD vive dias de incerteza com a liderança de Pedro Passos Coelho em risco, por causa, entre outras razões, do resultado obtido pelo partido laranja nas eleições autárquicas. Rui Rio poderá avançar para a chefia dos social-democratas. Para já, o antigo líder da Câmara do Porto tem reunido com personalidades ligadas à vida do partido.

“O que era notícia é que eu não falasse com ninguém nesta altura”, adiantou Rui Rio, em curta declaração ao Diário de Notícias.

O Conselho Nacional do PSD – órgão máximo do partido entre congressos – vai reunir, esta terça-feira, para analisar os resultados das eleições autárquicas e o atual momento político e, nomeadamente, a liderança de Pedro Passos Coelho.

Montenegro espera

O atual presidente do PSD e antigo primeiro-ministro fez questão de, antes das eleições locais, defender a tese de que estas não teriam uma leitura nacional. No entanto, essa visão não é tida por todos no partido laranja.

Além de Rui Rio, Luís Montenegro, ex-líder parlamentar, pode avançar para uma candidatura. Porém, neste caso, há setores do partido que consideram que só o fará caso Passos Coelho não avance no caso de novas eleições para a liderança do PSD.

A verdade é que o PSD vive dias de reflexão para perceber o que aconteceu nos últimos anos, com Portugal, na sequência das eleições autárquicas, a ficar ‘mais pintado’ de rosa e menos de laranja.

Em 308 câmaras municipais possíveis, o PS conquistou mais de metade, tendo, aliás, reforçado o título de ‘campeão autárquico’, que já conquistado em 2013.

Muitas têm sido as vozes de personalidades do partido que adiantam que o tempo de Passos Coelho está esgotado, como são os casos de Manuela Ferreira Leite e Luís Marques Mendes, dois antigos presidentes do PSD.

Em destaque

Subir