Nas Notícias

Opositores de Pizarro preparam assalto ao PS Porto

O momento mais aguardado pelos opositores internos de Manuel Pizarro chegou. A maioria absoluta do ‘traidor’ Rui Moreira vai ser o pretexto para derrubar o líder da distrital, que terá de enfrentar uma aliança inesperada: seguristas e socratistas.

Renato Sampaio, o ex-líder da Federação Distrital do Porto, é o nome mais forte entre os possíveis adversários de Manuel Pizarro, depois do segundo pior resultado do PS na segunda cidade do país.

“É evidente que Manuel Pizarro é responsável pelo resultado”, responsabiliza Renato Sampaio, preparando já o terreno para avançar.

“Ainda é muito cedo para falar, mas há algum mal-estar no Porto. Apesar da grande vitória do PS no país, apesar do esforço de António Costa e da boa vontade do Governo, Manuel Pizarro não conseguiu mais que uma derrota por poucochinho”, insistiu o deputado, em declarações ao Observador.

As eleições para os órgãos concelhios deverão ocorrer em janeiro e, mesmo a três meses de distância, Renato Sampaio promete que “vai haver uma alternativa à atual liderança”.

Embora Renato Sampaio seja o rosto mais visível, na oposição interna a Pizarro estão ainda nomes de peso no PS nortenho, como José Luís Carneiro, Isabel Santos e Fernando Jesus.

Por outro lado, o ressurgimento de José Sócrates na vida política – esteve a comentar a noite eleitoral no Porto Canal – fez renascer as movimentações dos socratistas no Porto. Ainda há poucas semanas, o ex-primeiro-ministro queixou-se que “António Costa e a cúpula do PS” lhe tinham virado as costas… e entre essa cúpula encontra-se o homem-forte do PS Porto, Manuel Pizarro.

Em destaque

Subir