TV

Parece vidro, mas é madeira. Uma madeira transparente, feita por cientistas suecos

É um feito que pode revolucionar a engenharia. Uma equipa de investigadores desenvolveu, na Suécia, uma madeira transparente. O material pode vir a substituir o vidro em estruturas como as fachadas e as janelas, para além de tornar mais barata a produção de painéis solares.

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na produção de painéis solares, uma vez que é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, salientou Lars Berglund, o diretor do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira do Instituto Real de Tecnologia (KTH, na sigla original), em Estocolmo.

O investigador salientou ainda a importância desta madeira transparente para, no futuro, tornar mais acessível a produção dos painéis solares: “Trata-se, assim, de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação dos painéis solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas para o uso da energia solar, como o Brasil”.

A transparência da madeira, que assim se torna num substituto ideal para o vidro em várias estruturas, é assegurada pela remoção química da lignina, com o espaço onde estava este componente da parede celular da madeira a ser preenchido por polímeros com efeito de transparência, trabalhados à escala atómica.

“Quando a lignina é removida, a madeira torna-se branca”, explicou Lars Berglund: “A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”.

Este trabalho, já apresentado à comunidade científica por um artigo publicado na revista Biomacromolecules, não é o primeiro a ‘dar’ transparência à madeira. O que distingue a investigação do KTH é a tecnologia para criar madeira transparente a uma escala comercial.

Embora os cientistas suecos tenham usado madeira de pinho (do pinheiro) e pau de balsa, “qualquer tipo de árvore pode ser usada”, assegurou o diretor do instituto, revelando que já planos para “trabalhar com diferentes tipos de madeira”.

Lars Berglund salientou que a madeira é, de longe, o material mais usado em diferentes tipos de construção, pois, para além de ser um recurso renovável, tem propriedades mecânicas (como resistência e baixa densidade) e térmicas (baixa condutividade), sendo um excelente isolante face a mudanças extremas de temperatura.

A madeira transparente será fundamental para se reduzir significativamente os custos energéticos. Só na Suécia, 30 a 40 por cento da energia consumida em casas e edifícios é gasta em luz eléctrica, aquecimento de água e condicionadores de ar.

“É portanto de grande importância reduzir o consumo de energia no setor de construção. Neste contexto, a energia solar é bastante atraente, uma vez que é uma energia limpa, gratuita e inesgotável”, alerta o artigo publicado na Biomacromolecules.

Tal como se faz com os derivados de plástico nas estufas, a aplicação de madeira transparente em certas estruturas (como as paredes e as janelas) permitirá um melhor aproveitamento da energia solar para o aquecimento das casas, com a vantagem da madeira transparente poder ser também utilizada para a superfície dos painéis solares.

“É possível construir janelas inteiramente transparentes com o novo material”, assegurou o diretor do KTH, que pretende agora ver melhorado o grau de transparência deste material revolucionário.

Em destaque

Subir