Nas Notícias

Papa Francisco confirma que vai deixar Vaticano

Numa entrevista recuperada pelo documentário da Sky Atlantic ‘Papa Francesco: come Dio comanda’, o Santo Padre revela que tem “a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”.

O líder da Igreja Católica tinha confessado no ano passado, em entrevista à cadeia de televisão mexicana Televisa de que tinha a sensação de que o seu pontificado seria breve, entre quatro a cinco anos.

Deste modo, o Papa Francisco está a preparar o adeus ao Vaticano, que pode acontecer já no próximo ano, em que completará quatro anos à frente dos destinos da Igreja Católica, em março de 2017.

“É como uma sensação vaga e até pode não ser assim, mas tenho a sensação que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, refere Francisco, numa conversa com o seu confidente António Spadaro, diretor da revista Civilità Cattolica.

Esta notícia comoveu a imprensa católica e os fiéis, que tiveram, pela primeira vez, a confirmação de que o Papa pondera abdicar.

O documentário foi orientado por António Spadaro, em que reúne um conjunto de imagens amadoras, gravadas com telemóveis, que mostram o lado mais humano de um dos Papas mais adorados de sempre.

As declarações de três entrevistas em espanhol constituem o fio condutor do documentário, que é ilustrado com imagens do Papa em viagens internacionais ou na Praça de São Pedro, no Vaticano.

São abordados temas como a eleição de Francisco, o dia-a-dia no Vaticano, a crise dos refugiados ou o terrorismo na Europa. Para além disto, o documentário inclui declarações exclusivas, recolhidas pelo próprio padre António Spadaro em conversas com o Papa.

Este documentário é uma forma de celebrar o 80.º aniversário do Papa Francisco, no próximo dia 17.

Em destaque

Subir