Desporto

O onze em que Guardiola nunca apostou

O empréstimo de Joe Hart ao Torino fez regressar a atenção às escolhas de Pep Guardiola. Os dispensados por este treinador formam uma equipa capaz de lutar pela Liga dos Campeões.

Depois de elevar o Barcelona a um estatuto ímpar no futebol mundial, Guardiola foi para a Alemanha, dominando a Bundesliga e ganhando um Mundial de clubes, mas sem conseguir vencer a ‘Champions’.

Este ano, o treinador espanhol assume o terceiro grande desafio da carreira: depois dos colossos Barcelona e Bayern, o rico mas sem prestígio Manchester City.

No Etihad, Guardiola gastou quase 200 milhões de euros em reforços, mas as dispensas foram tão sonantes como as contratações. Só ontem, no fecho do mercado, o City emprestou o guarda-redes Joe Hart (ao Torino) e o central Mangala (ao Valência).

O ponta de lança Dzeko foi vendido ao Roma e Nasri emprestado ao Sevilha, entre outros negócios efetuados na janela de verão.

Hoje, esgotadas as notícias sobre as transferências, alguns sites começaram a recordar outras dispensas mediáticas feitas por Guardiola. No Barcelona, por exemplo, prescindiu de Deco, o ‘mágico’ brasileiro que vestiu a camisola da Seleção Portuguesa, e até de Ronaldinho! Esse mesmo, o que chegou a ser considerado o melhor jogador do mundo.

Eis um dos onzes que poderiam ser formados só com os dispensados por Guardiola: Joe Hart; Cáceres, Dante, Mangala e Zambrotta (sim, o campeão mundial de 2006); Schweinsteiger, Deco e Kroos (o ‘motor’ do Real Madrid); Eto’o, Ronaldinho e Zlatan Ibrahimovic.

Um onze fraquinho, não? Basta ver que no banco estariam, por exemplo, Reina, Yaya Toure, Luiz Gustavo, Shaquiri, Mandzukic e Mario Gomez.

dispensados guardiola

Em destaque

Subir