Insólito

No Japão, octogenária recebe a reforma dos pais falecidos há meio século

Ienes_900Uma japonesa octogenária foi detida por se ter apropriado da pensão de reforma paga aos seus pais, mortos na década de 60. Ao todo, a japonesa recebeu cerca de 375 mil euros, segundo conta a agência Lusa. Mitsue Suzuki conseguiu ocultar a morte dos progenitores, até que os responsáveis da segurança social estranharam. Afinal, é raro um idoso receber reforma durante tanto tempo. A octogenária foi detida e está acusada do crime.

Uma japonesa com 86 anos de idade conseguiu enganar os serviços de segurança social e recebeu indevidamente a pensão de reforma dos seus pais durante 50 anos.

O caso tem origens na década de 60, segundo esclarece a polícia. Mitsue Suzuki perdeu os pais reformados e não comunicou o falecimento às autoridades.

Assim, cometeu a fraude que lhe valeu cerca de 50 milhões de ienes, ou 375 mil euros, ao longo destas cinco décadas.

E Mitsue mais rendimentos indevidos conseguiria, se a segurança social japonesa não tivesse estranhado o facto de aqueles idosos receberem reforma durante tanto tempo.

Ora, mesmo no Japão, um país onde a esperança de vida é grande e o número de idosos também, não é normal usufruir de reforma durante um período tão longo. Assim, o casal Suzuki mereceu uma investigação, por parte das autoridades locais de Gifu.

Perante a incapacidade da filha Mitsue esclarecer a questão, foi apanhada pelas autoridades. Acabou detida e responde pela acusação apropriação indevida de pensão de reforma.

Este tipo de crime não é assim tão raro, no Japão e no mundo. No entanto, não é fácil enganar os serviços durante cinco décadas. Mitsue conseguiu-o, mas terá de devolver o valor em causa.

Em destaque

Subir