Nas Notícias

O tempo no fim de semana: Chuva, vento e até neve

chuvaEstamos no inverno e o próximo fim de semana prova isso. Para amanhã e domingo estão previstos chuva e vento forte. Nas localidades acima dos 1400 metros deve nevar, acrescenta Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A previsão para esta sexta-feira é de chuva por vezes forte e que vai atravessar todo o território”, começou por referir a técnica.

Em declarações à Lusa, Ângela Lourenço salientou que Portugal continental está numa situação de aviso amarelo devido a rajadas de vento, chuva e agitação marítima, fenómenos que afetam principalmente as regiões do norte e centro, mas também o Alentejo no caso da precipitação.

“Vamos ter vento forte, com a rajada mais elevada a atingir 80 quilómetros por hora no litoral a norte do distrito de Leiria, essencialmente e nas terras altas rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora”, salientou.

Para o fim de semana, está prevista a continuação da ocorrência de precipitação, tanto no sábado, como no domingo, nas regiões do norte e centro.

“No sábado, a manhã vai apresentar-se com precipitação fraca, aumentando a partir da tarde, e vai manter-se durante todo o dia de domingo”, antecipou a meteorologista.

“No fim de semana”, continuou, “o vento vai soprar também com intensidade e vamos continuar com agitação marítima na costa ocidental”.

“Vamos também ter queda de neve acima dos 1400 metros”, referiu ainda a meteorologista: “A neve poderá cair na Serra da Estrela e nas serras que fazem fronteira com Espanha, como o Gerês, serra da Nogueira e do Larouco”.

As temperaturas mínimas devem oscilar ente os 10 e os 14 graus e as máximas entre 15 e 17 graus.

Em destaque

Subir