Nas Notícias

O tempo “muda no sábado”: Mais dez graus e o regresso do sol

calor_e_praia

A partir de sábado, o tempo vai mudar e para melhor. As temperaturas vão subir, com as máximas a treparem dez graus Celsius, gerando “episódios” de calor a mais para esta época do ano. Segundo Ângela Lourenço, as temperaturas vão passar dos 30 graus.

Após dois dias de inverno, a primavera vai dar-nos ‘um cheirinho’ do verão. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para temperaturas acima dos 30 graus Celsius e “episódios” de um calor pouco normal nesta altura do ano.

“O estado do tempo vai mudar a partir de sábado”, antecipou a meteorologista Ângela Lourenço, citada pela Lusa.

A principal mudança será nas temperaturas, com as máximas em Portugal continental a subirem cerca de dez graus.

“A mínima também vai subir”, acrescentou a perita do IPMA: “Estamos a falar de valores acima dos 20 graus celsius no Algarve e no resto do território até aos 17”.

“Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior norte e centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos 10 graus em termos médios”, complementou a meteorologista.

Nas regiões a sul do Tejo, os termómetros podem mesmo bater os 35 graus.

“Esta situação deve-se ao estabelecimento de uma circulação de leste”, explicou Ângela Lourenço, referindo que o tempo vai tornar-se “mais quente e seco” a partir de sábado, situação que vai manter-se “até terça ou quarta-feira”.

Nessa altura, as temperaturas podem “descer abruptamente”, regressando a valores semelhantes aos que se têm registado hoje, com as máximas a oscilar entre os 20 e os 23 graus.

“Vamos ter um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal, mas estes episódios são típicos da primavera”, salientou a meteorologista do IPMA.

Em destaque

Subir