TV

O novo fenómeno do Youtube é a cascata que cura as insónias

Quem tem dificuldades em adormecer e aproveita as horas ‘livres’ para navegar no Youtube pode já ter descoberto um remédio. O fenómeno do momento é um vídeo que dura oito horas e onde se ouve a água a passar uma pequena cascata e pássaros a chilrear.

Um vídeo publicado há um ano, por Johnnie Lawson, é o fenómeno do momento da internet. Dura oito horas e, dizem muitos, ajuda a curar as insónias.

Para quem não tem problemas em adormecer, o ‘Relax 8 Hours’ até pode ser ‘uma seca’: afinal, a paisagem é sempre a mesma, apesar da água ir correndo e das folhas tremelicarem com o vento.

Mas, em especial devido aos últimos dias, quando foi noticiado o uso deste ‘calmante’ em investigações médicas (a decorrerem em vários hospitais britânicos), o vídeo ultrapassou os seis milhões de visualizações.

Segundo a BBC, o trabalho do artista plástico e realizador Johnnie Lawson tem vindo a tornar-se viral “de Belfast a Pequim”, tendo até seguidores na fechada Coreia do Norte e no discreto Vaticano.

“Diversas pessoas com dificuldades em adormecer começaram a escrever-me um pouco de todo o lado”, revelou o autor: “Deixam mensagens a dizer-me que as minhas gravações os ajudam a aliviar a insónia”.

As imagens do rio Bonet, em Leitrim (Irlanda), a atravessar uma pequena cascata tornaram-se ainda numa ferramenta para especialistas de várias áreas, como uma psicóloga citada pela estação britânica: “Oferecemos tablets com material relaxante aos pacientes dos Cuidados Intensivos como parte de uma terapia experimental”

“A ideia é prevenir traumas em pacientes nestas condições e baixar a percentagem de doentes com stress pós-traumático”, reforçou Dorothy Wade, da unidade de cuidados intensivos do University College Hospital, em Londres.

Quanto ao autor, que tem no currículo 174 vídeos, sente-se “um felizardo por viver num local tão calmo e inexplorado como é Leitrim”, na tranquila e relaxante Irlanda.

Se tem oito horas para descansar, veja o vídeo do momento:

Em destaque

Subir