Motores

Nuno Matos comanda Baja de Idanha

Nuno Matos, aos comandos de uma Ford Ranger, é o líder da Baja TT de Idanha-a-Nova, quinta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que esta sexta-feira se iniciou na Beira Baixa.

Após um prólogo de 8 quilómetros e um primeiro setor seletivo de 86,44 quilómetros, o piloto de Portalgre assumiu o comando da competição de automóveis, recuperando cerca de sete segundos de atraso que tinha no ‘aperitivo’ inicial.

Deste modo Nuno Matos parte para o dia de sábado com 25,6s de vantagem sobre Alejandro Martins, que aos comandos da sua Toyota Hilux Overdrive mostra que a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno não foi obra do acaso.

“Já tínhamos constatado a performance desta máquina nos treinos que realizámos, mas de facto agora em competição sentimos ser um carro bastante competitivo. Entrámos com o pé direito. Melhor era impossível. Estamos muito satisfeitos e não esperávamos terminar este primeiro dia na liderança na corrida”, declarou Nuno Matos após a tirada.

O piloto alentejano refere ainda um pequeno percalço: “No final do setor seletivo, de apenas 80 e poucos quilómetros tivemos de ultrapassar os SSV. Penso que esta situação deverá ser revista pela organização, para bem de todos os participantes, por forma a conciliar os dois campeonatos”.

Alejandro Martins também teve os seus problemas, como destaca: “Até ao km 40 estive sempre à frente da corrida. Depois tive problemas de aquecimento da água do motor e a partir daí vim sempre com um ritmo que me permitisse controlar a temperatura. Devido a este problema tive de andar muito mais devagar e com isto perdi algum tempo”. “Descobrimos no fim que foram uns ramos e folhas que taparam quase por completo o radiador. Depois apanhei três SSV e a certa altura tive mesmo que parar porque havia muito pó e eu não conseguia ver nada. Esta situação não é aceitável, até porque coloca em risco a segurança dos concorrentes, e acabou por me prejudicar. Apesar de tudo, estou satisfeito. Fizemos uma boa corrida e estou a 25 segundos do primeiro classificado. Para amanhã está tudo em aberto e por isso vou fazer tudo para tentar recuperar a liderança da corrida”, acrescentou o piloto da AM48.

Quem esteve em bom plano foi Pedro Ferreira, que depois de ter feito o sexto tempo no prólogo logrou ser terceiro no setor seletivo de Almurtão-Zebreira-Almurtão, que concluiu a 49 segundos de Nuno Matos, partindo para o segundo dia a pouco mais de um minuto do líder.

“O prólogo não nos correu muito bem. Entrámos um pouco cautelosos demais e o desfecho não foi o esperado. No entanto, de tarde impusemos de forma categórica o nosso ritmo e chegámos ao fim em terceiro. Podíamos ter feito melhor mas a meio da especial ficámos sem travões o que nos fez perder tempo devido a algumas saídas de estrada”, explicou o piloto da PMF Racing.

Pedro Ferreira contou ainda: “Consegui recuperar bem, apesar da fadiga. No final do troço também apanhámos alguns SSV o que limitou o nosso andamento porque perdemos muito tempo atrás deles. Terminámos numa boa posição e amanhã vamos atacar para fazer mais e melhor”.

O top cinco foi completado por Paulo Rui Ferreira, quarto no prólogo, e Pedro Dias da Silva, o melhor do Desafio Total Mazda, que foi terceiro no prólogo, que partem para a tirada de sábado separados por pouco mais de dois segundos.

A tirada de sábado reserva dois setores cronometrados. O primeiro com 140,29 km de extensão e o segundo, realizado já de tarde, tem um total de 179,90 km.

Classificação após SS1

1º Nuno Matos/Pedro Marcão (Ford) 1h12m26,1s

2º Alejandro Martins/José Marques (Toyota) + 25,6s

3º Pedro Ferreira/Hugo Magalhães (Volkswagen) + 1m01,2s

4º Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota) + 1m11,5s

5º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda) + 1m14,0s

6º Alexandre Franco/Rui Franco (BMW) + 1m29,1s

7º Hélder Oliveira/Pedro Lima (Mini) + 1m35,5s

8º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi) + 3m04,4s

9º Manuel Casaca/Pedro Tavares (Nissan) + 4m04,7s

10º Lino Carapeta/Rui António (Range Rover) + 4m32,8s

Em destaque

Subir