Nas Notícias

“Nunca pensei que Bloco e PCP se curvassem tão facilmente”, diz Cavaco

Em entrevista à TSF, Cavaco Silva manifestou surpresa pela forma como “o Bloco de Esquerda e o PCP se curvaram” perante António Costa e o PS, na formação e manutenção da geringonça. Em causa, matérias como o défice orçamental. “Basta recordar as atitudes que tiveram durante o Governo de Passos Coelho e aquelas que tomam agora”, recorda Cavaco Silva.

O antigo Presidente da República concedeu uma entrevista à TSF, na manhã desta sexta-feira, onde comentou algumas ideias que defendeu no livro ‘Quinta-Feira e Outros Dias 2: Da Coligação à Geringonça’.

E teceu críticas ao modo como o PCP e o Bloco de Esquerda acataram, na sua opinião, políticas que tanto criticaram, em matéria orçamental.

Cavaco Silva diz que António Costa conseguiu que aqueles partidos de esquerda se “curvassem”.

“Bloco e PCP curvaram-se de uma forma como nunca pensei que pudessem, em matérias como o défice orçamental. Nunca pensei que o fizessem tão facilmente”, diz.

O antigo chefe de Estado estranha que Catarina Martins e Jerónimo de Sousa “aceitem a imposição do ministro das Finanças”.

“E ainda bem”, acrescenta, ao mesmo tempo que recorda as posições dos mesmos partidos quando a direita estava no poder.

“Basta recordar as atitudes que tiveram durante o Governo de Passos Coelho e aquelas que tomam agora”, afirma ainda, em frases fortes de uma viagem ao passado político.

Sobre o executivo de António Costa, Cavaco faz um elogio irónico ao ministro das Finanças, considerando que Mário Centeno poderia integrar um Governo de direita.

“Ele teve de corrigir o primeiro esboço de orçamento que aprovou… Mas pode fazer parte de um governo social-democrata de direita”, realça.

 

Em destaque

Subir