Economia

PS quer saber se Cavaco, Durão e Passos conheciam “buraco gigante” do BES

O grupo parlamentar do PS vai chamar Cavaco Silva, Durão Barroso e Passos Coelho à comissão de inquérito sobre o Novo Banco, no sentido dos antigos primeiros-ministros revelarem se conheciam o buraco no Banco Espírito Santo (BES) antes do aumento de capital.

Por terem sido primeiros-ministros, Cavaco, Durão e Passos serão chamados a depor por escrito. O PS quer ainda ouvir Carlos Moedas, o candidato do PSD à Câmara de Lisboa nas próximas autárquicas e que, na altura, era secretário de Estado Adjunto.

“O grupo parlamentar do PS irá requerer o depoimento escrito dos responsáveis políticos que sabiam do buraco do BES antes do aumento do capital e por isso iremos requerer os depoimentos escritos de Cavaco Silva, de Durão Barroso, de Pedro Passos Coelho e iremos requerer a audição presencial do doutor Carlos Moedas”, anunciou o deputado João Paulo Correia, citado pela TVI.

Cavaco, Durão e Passos foram ontem implicados no caso BES por José Honório. O ex-administrador do banco revelou que Ricardo Salgado, então presidente do BES, entregou às autoridades políticas um memorando sobre “o buraco gigante em que estava enfiado” o Grupo Espírito Santo.

“Passadas poucas semanas, depois destas reuniões que Ricardo Salgado teve com todas estas autoridades políticas, depois de conhecerem a dimensão do buraco do Grupo Espírito Santo, decorreu o aumento de capital do BES de cerca de mil milhões de euros”, salientou João Paulo Correia.

O PS acredita, assim, que Cavaco Silva, Durão Barroso e Passos Coelho “nada fizeram para impedir este aumento de capital que gerou milhares de lesados”, sendo preciso apurar responsabilidades que “não estão suficientemente esclarecidas por parte destas autoridades políticas”.

Em destaque

Subir