Apresentações/Novidades

Novo Volvo S90 chega no próximo ano

VolvoS90 115

A Volvo continua muito prolífica e agora revelou o seu novo S90, que ‘rompe’ um pouco com a tendência de design que vinha evidenciando nos seus últimos modelos.

Este novo topo de gama sueco só deverá chegar ao mercado em Março do próximo ano, mas o mais previsível é que só no Outono esteja disponível em toda a Europa. A carrinha V90 só surgirá em 2017.

Caraterizado por muitas arestas, o único sinal identificativo que liga este novo S90 aos atuais modelos da Volvo é mesmo a sua grelha frontal, enquadrando agora óticas afiladas e espalhadores que acompanham sulcos na parte inferior do para-choques.

Se o perfil tem um fio condutor com a estética dos anteriores modelos, a secção posterior é, porventura, aquilo que esteticamente mais ‘rompe’ com o passado recente da marca sueca. As óticas estão secionadas no portão da mala e possuem um desenho completamente novo.

VolvoS90 215

A tecnologia marca este novo S90, que estreia o sistema à condução semiautónoma, nomeadamente o Pilot Assist, que permite manter o veículo alinhado pelas marcações da estrada a velocidades até 130 km/h.

Outro ‘gadget’ é o sistema City Safety, renovado relativamente à anterior versão, contando agora com a função de travagem automática na presença de animais de grande porte.

No interior deste Volvo destaca-se o visual luxuoso do habitáculo, mas ao mesmo tempo minimalista. O alumínio e a madeira predominam e uma grande parte dos tradicionais botões é substituída por um ecrã tátil.

Para além do sistema start/stop já vulgarizado na indústria automóvel, salienta-se o sistema de reconhecimento volta e integração com o sistema CarPlay da Apple.

VolvoS90 315

Mecanicamente o novo S90 – que utiliza a mesma plataforma do XC90 – irá também recorrer aos mesmos motores do SUV da Volvo. Trata-se dos quatro cilindros 2.0 litros a gasolina e diesel, para além da versão híbrida.

Esta última variante é ‘plug-in’, e destina-se à versão T8. Combina o motor 2.0 Turbo com um motor elétrico acoplado ao eixo traseiro, conseguindo uma potência combinada de 407 cv.
Nos diesel haverá o D4 (190 cv) e o D5 (235cv), enquanto nos motores a gasolina se destaca o T6, equipado com turbo e que debitda 320 cv de potência.

Em destaque

Subir