Apresentações/Novidades

Volvo e China Unicom celebram parceria tecnológica

A Volvo Cars e a China Unicom anunciaram o estabelecimento de uma parceria que visa aplicar a tecnologia 5G na comunicação entre automóveis infraestruturas chinesas.

Nesta parceria foi feito um acordo para colaborar na investigação, desenvolvimento e testes de aplicações 5G aos veículos emergindo a tecnologia ‘vehicle-to-everything’ (V2X).

Comparando com a anterior geração, a nova tecnologia 5G é muito mais rápida, tem uma maior capacidade de dados e de resposta. Aos ser possível transferir mais dados de e para os automóveis, será também viável o desenvolvimento de mais aplicações para os mesmos.

A Volvo Cars e a China Unicom estão a investigar e várias tipos de aplicações da tecnologia 5G para a comunicação entre veículos e infraestruturas, identificando o potencial de aplicação em áreas como a segurança, a sustentabilidade, a condução autónoma e a conveniência para os clientes.

Como exemplo, esta nova V2X permite que um automóvel, quando se aproxima de uma situação de trânsito potencialmente problemática (trabalhos na estrada, congestionamento ou acidente), possa tomar uma ação prévia como desacelerar ou sugerir uma estrada alternativa. Este tipo de ações poderá contribuir para uma melhoria não só da segurança das estradas como também da eficiência energética evitando situações de ‘pára-arranca’.

Há também a possibilidade de encontrar lugares de estacionamento de uma forma mais fácil com a ajuda das câmaras. Os automóveis podem também comunicar com os semáforos para adequar a velocidade e comunicar entre si para optimizar entradas e saídas de forma mais segura na autoestrada.

Em destaque

Subir