Nas Notícias

Nova nota de 20 euros: uma ‘oportunidade de negócio’ para os burlões

Nova_Nota_20_Euros_900

A partir de 25 de novembro, entra em circulação uma nova nota de 20 euros. A Polícia de Segurança Pública alertou para alguns cuidados a adotar. Veja quais são.

Outra nota de 20 euros passa a circular dentro de três semanas. Está preparado para lidar com a mudança e não cair no conto do vigário?

A nova série das notas de 20 euros, que entra em circulação a 25 de novembro, apresenta maior dificuldade em contrafação, porque contém mais elementos de segurança.

No entanto, alguns procedimentos muito comuns por parte de burlões só dependem de um fator: o conhecimento de regras no que diz respeito à substituição de nota.

Em primeiro lugar, ninguém está mandatado para fazer recolha de nota. Ou seja, se for abordado por alguém que se apresente como representante de uma instituição e que pretenda ajudá-lo a substituir as notas ‘velhas’ pelas novas, está perante um burlão.

Não precisa de trocar notas. As ‘velhas’ continuam em circulação e não perdem valor. No entanto, caso pretenda trocá-las, pode dirigir-se a um banco, ou ao Banco de Portugal.

A Polícia de Segurança Pública lança um alerta à população, uma vez que, sempre que há novas séries de notas, existem casos em que burlões conseguem convencer vítimas a trocar as notas antigas, garantindo que já não têm valor.

Apresentam como ‘moeda de troca’ notas falsificadas, que por terem uma imagem desconhecida são facilmente aceites pelas vítimas.

Aceite a nova nota sem problemas, mas tenha presente que nenhuma nota perde valor.

Em destaque

Subir