Mundo

Notícia da morte de Brad Pitt é vírus que se espalha no Facebook

Circula no Facebook uma (falsa) notícia de que Brad Pitt morreu. Trata-se de uma malware, que se propaga pelo Facebook. A imagem da Fox News é utilizada de forma ilegítima, para conferir credibilidade à mentira. Os utilizadores da rede social são facilmente enganados.

Notícias falsas sobre a morte de celebridades repetem-se vezes sem conta, nas redes sociais. Desta vez, ‘mataram’ Brad Pitt, numa altura em que o ator ocupa grande espaço na agenda mediática, em virtude do divórcio pedido pela atriz Angelina Jolie.

A informação sobre a morte de Brad Pitt não corresponde à verdade, mas a publicação usa esquemas que tornam qualquer utilizador numa potencial vítima.

Desde logo, a imagem da Fox News, um reputado órgãos de comunicação social. A informação de “última hora”, ou “breaking news”, é mais um estímulo ao clique rápido.

No título, pode ler-se que “brad Pitt foi encontrado morto” e, em maiúsculas e entre parêntesis, aponta-se a causa da morte: suicídio.

Esta é uma forma fácil de disseminar o vírus pelo Facebook. Um malware espalha-se pela rede social, com um link externo.

Clicando nesse link, o utilizador é remetido para uma página que permite ao hacker (não identificado) apoderar-se dos dados pessoais da conta da vítima – endereço de e-mail e palavra passe de login no Facebook.

Veja a imagem do post:

rip_brad_pitt_900

Em destaque

Subir