Fórmula 1

Nico Rosberg com a ‘pole position’ no Japão

nicorosbergjapao1

Onze milésimas de segundo fizeram a diferença entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton na qualificação do Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 para darem ao alemão a oitava ‘pole position’ da época e a 30.ª da sua carreira.

Numa segunda tentativa quase perfeita, Rosberg conseguiu bater o seu companheiro de equipa na Mercedes, ainda que no ano passado a corrida de Suzuka tenha sido ganha por Hamilton partindo da segunda posição da grelha de partida.

Desde o começo da qualificação para a prova nipónica se percebeu que os dois pilotos da Mercedes seriam desafiados, e que a luta pela ‘pole’ seria entre si. Um bom segundo setor de Nico Rosberg a garantir ao alemão o melhor tempo ficando agora a somente duas ‘poles’ de Nigel Mansell no livro de recordes da F1.

Na luta pelas posições seguintes também houve animação, mas contrariamente ao que sucedeu na Malásia desta vez os pilotos da Red Bull não tiveram argumentos para os da Ferrari. O que se deve bastante à natureza do traçado muito técnico de Suzuka.

kimiraikkonenjapao1

E mais uma vez Kimi Raikkonen conseguiu ser melhor do que Sebastian Vettel, sendo imitado no campo da equipa rival, uma vez que também Max Verstappen superou Daniel Ricciardo, o vencedor de Sepang.

Outra surpresa foi o facto da Haas ter conseguido colocar os seus dois carros na terceira qualificação, em contraste com a Williams e a McLaren, que não conseguiram passar da Q2.

Romain Grosjean foi batido por Sergio Perez mas já não o foi por Nico Hulkenberg, fazendo com os homens da Force India e da Haas se repartissem pelas quarta e quinta filas.

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m30,647s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m30,660s
3.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m30,949s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m31,028s
5.º Max Verstappen (Red Bull) 1m31,178s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m31,240s
7.º Sergio Perez (Force India) 1m31,961s
8.º Romain Grosjean (Haas) 1m31,961s
9.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m32,142s
10.º Esteban Gutierrez (Haas) 1m32,547s

Em destaque

Subir