Fórmula 1

Nico Rosberg na ‘pole position’ em Spa-Fancorchamps

RosbergBelgica1

Nico Rosberg garantiu a 28.ª ‘pole position’ da sua carreira ao obter a melhor marca na qualificação para o Grande Prémio da Bélgica que Fórmula 1, que domingo se disputa no circuito de Spa-Francorchamps.

O alemão da Mercedes foi o mais veloz em todos os setores da pista belga, conseguindo bater em mais de uma décima Max Verstappen, numa qualificação onde cedo Lewis Hamilton claudicou, em virtude da penalização que o atira para o final da grelha de partida.

Como anunciado pela Mercedes, foram trocados as unidades de controlo eletrónico dos sistemas híbrido e cinético (MGUH e MGUK) do monolugar do campeão do mundo, e como consequência Hamilton teria sempre de partir da ‘cauda’ do grid, numa última fila onde terá a companhia de Alonso, que sofre idêntica penalização.

A luta pela ‘pole’ fez-se então entre Rosberg e os pilotos da Red Bull e da Ferrari, sendo que Verstappen se mostrou sempre o mais aguerrido face ao alemão da Mercedes na Q2.

VerstappenBelgica1

O holandês da Red Bull ficou a pouco mais de uma décima de Nico Rosberg, mas com escassos, 0,017s de vantagem sobre Kimi Raikkonen, que foi desta feita o melhor dos homens da Ferrari, ainda que o finlandês tenha cometido um erro na sua primeira tentativa na derreia sessão de qualificação.

Sebastian Vettel foi remetido para o quarto lugar do ‘grid’, depois de gastar quase mais duas décimas que o seu companheiro de equipa, ainda que se mantendo na segunda fila, pois conseguiu ser melhor do que Daniel Ricciardo, nos segundo Red Bull.

Os pilotos da Force India voltaram a estar em plano de evidência, conseguindo os sexto e sétimo registo, com vantagem para Sergio Perez, que assim vai largar da terceira fila da grelha de partida.

Destaque ainda para Jenson Button, que depois de cometido o feito de levar o McLaren Honda ‘sobrevivente’ à terceira sessão de qualificação ainda se conseguiu intrometer entre os dois Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa.

ButtonBelgica1

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m46,744s
2.º Max Verstappen (Red Bull) 1m46,893s
3.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m46,910s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m47,108s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m47,216s
6.º Sergio Perez (Force India) 1m47,407s
7.º Nico Hulkenberg (Ford India) 1m47,543s
8.º Valtteri Bottas (Williams) 1m47,612s
9.º Jenson Button (McLaren) 1m48,114s
10.º Felipe Massa (Williams) 1m48,667s

Em destaque

Subir