Nas Notícias

“Não vamos empurrar os portugueses para fora do SNS”, garante a ministra

Marta Temido, ministra da Saúde, admitiu que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não deverá atingir os níveis de resposta de 2019, embora esteja em “clara tendência de recuperação” após as alterações ditadas pela pandemia de covid-19.

“Não vamos empurrar os portugueses para fora do Serviço Nacional de Saúde, vamos sim trabalhar para melhorar essa resposta”, afirmou a governante.

Recorde-se que o SNS suspendeu a resposta assistencial não urgente em março, quando se iniciou o combate à pandemia, com essa resposta a ser reativada em maio.

“Verifica-se agora uma clara tendência de recuperação”, realçou Marta Temido.

Como exemplo, a ministra apontou as consultas médicas de cuidados de saúde primários: em agosto, a diferença era de -4,4 por cento em relação ao mesmo período de 2019, uma evolução face aos -5,9 por cento de julho, aos -7,2 por cento de junho e aos -10,5 por cento de maio.

Também a atividade assistencial hospitalar serviu de exemplo, com a diferença no total de consultas médicas a passar de -16 por cento em maio para -12,6 por cento em agosto, face aos mesmos meses de 2019.

Marta Temido referiu ainda o “acumulado” de intervenções cirúrgicas, com os -22 por cento de agosto a serem “uma melhoria face aos três meses anteriores”.

Em destaque

Subir