Nas Notícias

Quais as diferenças entre paracetamol e ibuprofeno?

Saiba distinguir as diferenças entre um paracetamol e um ibuprofeno e entenda quando deve tomar cada um

Os medicamentos devem ser tomados sempre com indicação médica. Não tome comprimidos por sua livre iniciativa sem uma supervisão especializada, particularmente de um médico e saiba as diferenças entre um paracetamol e ibuprofeno. As pessoas devem estar consciente dos riscos, ainda que ingerir medicamentos pareça inofensivo, aparentemente. Por isso, compreenda o que é um paracetamol e um ibuprofeno. Veja em que circunstâncias devemos tomar um paracetamol ou um ibuprofeno.

Um paracetamol e um ibuprofeno não atuam perante as mesmas circunstâncias. Essa é a primeira grande lição a retirar. Ou seja, não é indiferente engolir um tipo de medicamento ou outro para o alívio da dor.

Assim, existem contextos onde ingerir um ibuprofeno é mais indicado, e, em outros casos, onde é aconselhável um paracetamol. Como é lógico, o seu médico assistente ou especialista está habilitado e sabe quando deve fazer a prescrição do medicamento ideal para cada problema de saúde.

Até porque, apesar de estarmos a falar de duas famílias de medicamentos muito utilizados pelas pessoas, não quer dizer que não tragam riscos à saúde.

Quais as diferenças e quando se deve tomar um ibuprofeno ou um paracetamol?

Nos casos em que está associada uma inflamação as pessoas devem tomar um ibuprofeno. Trata-se do medicamento mais indicado. Em muitos casos, os médicos prescrevem esta toma para problemas como dor nas costas, dor no pescoço ou dor de dentes.

No entanto, não se esgota aí o uso de ibuprofeno. Com indicação médica, muitas pessoas tomam o ibuprofeno e procuram tratar problemas como a Sinusite ou até dores menstruais.

No leque de patologias que são comuns de serem tratadas com ibuprofeno estão as distensões musculares e entorses.

Por sua vez, para ultrapassar dores moderadas de cabeça, dentes ou musculares costuma ser utilizado o paracetamol.

Quem não deve tomar?

Todavia, é importante reter que grávidas, pessoas com problemas de saúde do coração, fígado, rins, estômago ou doentes oncológicos não devem tomar estes medicamentos sem um prévio conhecimento dos seus médicos assistentes.

Além disso, e no sentido de entender quais são as diferenças entre paracetamol e ibuprofeno, torna-se importante perceber o que é um paracetamol e o que é um ibuprofeno.

O que é um ibuprofeno?

Um ibuprofeno é um anti-inflamatório que é muitas vezes usado para tratar a dor e a inflamação. Por regra, é indicada a toma da dosagem indicada para surtir o efeito desejado para o tratamento.

Dadas as suas características, o ibuprofeno é muita das vezes indicado por médicos para doentes com patologias como a artrite, por exemplo.

O que é um paracetamol?

Um medicamento paracetamol tem características que atuam no alívio da dor. Este medicamento é um analgésico, mas é também capaz de reduzir a febre, sendo um antipirético, isto usando a linguagem clínica.

Em casos de gripes ou constipações, os médicos prescrevem este tipo de medicamento, sendo muita das vezes combinada a sua dosagem com outros medicamentos, alguns deles anti-inflamatórios.

É importante que as pessoas tenham noção de que tomar um paracetamol pode provocar problemas graves, isto quando consumido em dosagens superiores às recomendadas.

Desse modo, nunca absorva medicamentos sem uma prévia indicação médica e, no caso do paracetamol, considere a forma de toma indicada pelo seu médico.

O paracetamol pode ser administrador no corpo através de comprimidos mas também por via de xarope infantil; supositórios e administração endovenosa.

Paracetamol pode ser administrado por via de:

comprimidos;

administração endovenosa (injeção);

xarope infantil;

supositórios.

Contacte as autoridades de saúde em caso de dúvida

Depois, não se esqueça. É fundamental alertar as autoridades de saúde a respeito de qualquer efeito colateral que ocorra após tomar este tipo de medicamentos.

Em caso de dúvida, as pessoas devem consultar o seu médico ou farmacêutico ou recorrer à linha de saúde 24 do Sistema Nacional de Saúde. Faça-o através do contacto telefónico 808 24 24 24 ou para outros contactos do SNS.

O serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento médico está ativo 24 horas por dia durante todo o ano.

Ainda assim, tenha sempre em mente quando se deve ligar para a Saúde 24 ou quando se deve lugar para o 112.

Em destaque

Subir