PT Animal

Na Flórida é legal partir os vidros do carro para salvar animais

legal partir vidros

Uma das torturas mais citadinas – deixar o cão no carro durante o dia – vai acabar em breve na Flórida, nos EUA. O Senado estadual aprovou uma lei que permite partir os vidros para socorrer os animais de companhia. A legalização abrange também o socorro a pessoas.

Vai só ali fazer uma compra rápida e deixou a frincha da janela aberta para o cão poder respirar? Se está na Flórida, pense duas vezes: é muito provável que partam o vidro da sua viatura para socorrer o cão. Provável e… legal.

Apesar da moção 131, apresentada por uma comissão do Senado estadual, ter sido aprovada, não pense que se pode andar com o martelinho para partir vidros a torto e a direito…

Para o salvamento de animais ou de pessoas trancadas no interior do carro é necessário que estejam reunidas quatro condições, por ordem sequencial.

Primeiro, é preciso confirmar que a viatura está mesmo fechada à chave (afinal, se der para abrir a porta, para quê partir o vidro?). Caso isso aconteça, torna-se necessário alertar as autoridades, através do número de emergência dos EUA, o 911.

O passo seguinte é que se só se podem aplicar as medidas que forem estritamente necessárias, ou seja, não vale partir dois ou três vidros se for possível ter acesso partindo só um.

O último requisito, mas obrigatório para que tudo o processo seja legal, é guardar o animal de estimação (ou a pessoa) até à chegada das autoridades.

Será que, por cá, algum deputado se atreve a avançar com tal proposta de lei?

Em destaque

Subir