Mundo

Mulher foi condenada porque o marido magoou a mão ao bater-lhe

violencia domestica

O homem que se aleijou na mão ao bater na esposa tem direito a ser indemnizado pela ‘agressora’. A decisão é do Tribunal Penal de Ancara, na Turquia. A mulher recusou-se a denunciar o marido por violência doméstica para evitar ter de casar com um ainda pior.

Uma mulher vai ter de indemnizar o marido por o ter magoado ao ser espancada.

O caso, que ocorreu na Turquia, ganhou repercussão mundial pelos contornos da decisão: o Tribunal Penal de Ancara entendeu que a esposa foi a culpada de um homem se ter magoado na mão, o que aconteceu quando este agredia a mulher.

Segundo o jornal Milliyet, tudo começou na tarde em que a mulher e o filho se refugiaram na casa de um vizinho, depois de mais um episódio de violência doméstica.

Quando voltaram a casa, foram novamente espancados pelo homem.

A mulher chegou a ser colocada num abrigo, mas o marido aproveitava os dias de visita para a agredir.

Para o Tribunal Penal de Ancara, a decisão tinha de ser salomónica: cada um dos cônjuges tinha de pagar uma multa a rondar os mil euros, ele por violência doméstica, ela por ter provocado arranhões nos braços do marido e por este se ter aleijado numa das mãos ao espancá-la.

A pena de multa seria anulada, mas a mulher foi condenada a pagar uma indemnização ao marido.

Ainda segundo o Milliyet, a vítima nunca chegou a apresentar qualquer queixa de violência doméstica, por receio de vir a ter um marido ainda pior.

Como a própria declarou em tribunal, no caso de uma separação teria de regressar a casa dos pais, que a iriam obrigar a um novo casamento forçado.

Em destaque

Subir