Mundo

Moscovo: Detidos mais de 200 manifestantes contra Putin

De acordo com a agência noticiosa TASS, as autoridades russas detiveram, neste domingo, mais de 200 ativistas que se concentraram no centro de Moscovo para uma manifestação não autorizada contra o Presidente Vladimir Putin. O apelo à concentração foi feito por Viatcheslav Maltsev, candidato da oposição.

A manifestação surge no seguimento do apelo do opositor Viatcheslav Maltsev, candidato nas eleições legislativas em 2016 e bastante ativo no youtube, que apelou a uma “revolução do povo” para pôr fim ao poder de Vladimir Putin.

Fonte policial confirmou, citado pela TASS, que “o número de pessoas detidas é superior a 200” e que o grupo foi intercetado perto do Kremlin.

De acordo com a ONG russa OVD-Info, especializada na monitorização de detenções, 212 pessoas foram presas em Moscovo, enquanto 25 foram detidas noutras cinco cidades do país.

Vários manifestantes estavam na posse de facas soqueiras, e armas de balas de borracha, tendo sido detidos um a um, perto do Kremlin, pelos polícias, equipados com capacetes e coletes à prova de bala.

Segundo um jornalista da rádio Echo de Moscovo, Andrei Yezhov, a maioria dos detidos tem cerca de 20 anos de idade.

Viatcheslav Maltsev fugiu para Paris depois de ter sido emitido um mandado de captura de detenção por alegadamente apelar a atividades extremistas. O seu movimento foi proibido pela justiça em outubro.

 

Em destaque

Subir