Mundo

Morreu um segundo agente secreto russo vítima de tiroteio em Moscovo

Um segundo agente dos serviços secretos russos morreu hoje em Moscovo, vítima dos ferimentos causados pelo tiroteio de quinta-feira em frente à sede do Serviço Federal de Segurança (FBS, serviços secretos), segundo fontes oficiais.

Na quinta-feira, um outro agente dos serviços secretos russos já tinha morrido e várias pessoas tinham ficado feridas, no ataque em que um atirador foi abatido e morto no local.

Svetlana Petrenko, porta-voz do Comité de Instrução da Rússia, disse hoje que o tiroteio provocou ferimentos graves num segundo agente do FBS, que faleceu hoje.

Petrenko confirmou que o atirador é Yevgueni Maniurov,39 anos, que foi abatido após abrir fogo contra agentes do FBS, no centro de Moscovo.

Contudo, as autoridades continuam a investigar os motivos que levaram Maniurov, habitante de Moscovo, a disparar no ataque que causou pânico na cidade.

Segundo a imprensa local, Maniurov, que trabalhava como guarda de segurança e possuía um arsenal de armas e munições em casa, era membro de um clube de tiro e participou em vários torneios.

De acordo com relatos da Imprensa, o moscovita também chegou a trabalhar numa organização ligada a veteranos dos serviços secretos russos e pode ter tido algum conflito com os seus ex-empregadores.

O incidente ocorreu na véspera do aniversário do Checa, um organismo precursor do KGB da era soviética, e enquanto o Presidente, Vladimir Putin, assistia a um concerto de celebração da data que hoje lembra a atividade dos serviços secretos no país.

Em destaque

Subir