Desporto

Morreu Mário Wilson, o velho capitão

O Benfica e o futebol nacional estão de luto: morreu Mário Wilson. O velho capitão, como era conhecido, foi treinador dos encarnados e selecionador nacional.

Natural de Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, Mário Wilson chegou a Portugal para representar o Sporting, assumindo o lugar de Fernando Peyroteo.

Campeão pelos leões (1951), mudou-se para a Académica de Coimbra, que representou de 1951 a 1963, tornando-se num dos símbolos dos estudantes.

Penduradas as chuteiras, Mário Wilson começou a carreira de treinador na ‘sua’ Académica, mas tornou-se num histórico do Benfica ao orientar as águias na conquista de um campeonato e duas Taças de Portugal.

Ao todo, orientou o Benfica em três ocasiões.

O velho capitão, como era conhecido, foi também o responsável técnico da Seleção Nacional, treinando a equipa das quinas em 1979 e 1980, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 1980. Porém, a derrota caseira com a Áustria foi fatal para as aspirações portuguesas.

Ainda como treinador, passou por Belenenses, Tirsense, Vitória de Guimarães, Boavista, Estoril, Cova da Piedade, Louletano, Torreense, Olhanense, Águeda, FAR Rabat (Marrocos) e Alverca, onde terminou a carreira, no ano de 1999.

A 13 de Julho de 1990 foi feito Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Mário Soares.

Hoje, anunciou o Benfica, Mário Wilson despediu-se da vida, falecendo com 86 anos. Estava a 15 dias de completar os 87 anos.

Em destaque

Subir