Cultura

Monstra, o festival de animação, arranca hoje com mais de 600 filmes

O cinema da antiga Jugoslávia vai estar em destaque no Monstra, o festival de animação de Lisboa, a decorrer entre hoje e dia 13, tendo o São Jorge como palco principal. São mais de 600 filmes em exibição, com o croata e de outras repúblicas da ex-Jugoslávia em cartaz.

As honras foram entregues ao radialista Fernando Alvim, que com Fernando Galrito, o diretor artístico do Monstra, vai apresentar a cerimónia de abertura a partir das 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge.

Na edição deste ano do Monstra, Festival de Cinema de Animação de Lisboa vão ser estreados (a nível mundial) dois filmes, num certame que dedica uma retrospetiva aos países convidados deste ano, os membros da antiga Jugoslávia: Croácia, Bósnia, Eslovénia e Sérvia.

Dentro destes, o cinema de animação croata vai estar em destaque, com menção à escola de Zagreb, tornada famosa por realizadores como Dusan Vukoti e Vlado Kristl.

Dusan Vukotic, que em 1961 ganhou um Óscar com com ‘Surogat’, é um dos principais destaques da retrospetiva deste ano.

O Monstra vai assinalar a estreia mundial de ‘Minúsculos – O vale das formigas’, de Hélène Giraud e Thomas Szabo, e ‘O profeta’, de vários realizadores (como Bill Plympton e Roger Allers).

O Japão volta a estar presente em força, com obras como ‘Quando o vento sopra’ (de 1986), que tem como tema oficial uma obra composta pelo falecido David Bowie, ‘Metropolis’ (2001) e ‘Memórias de Marnie’ (2015).

 

Em destaque

Subir