Mundo

Míssil entregue por engano a Cuba é devolvido aos EUA pelo novo ‘amigo’

missil por engano devolvido por cuba aos euaUm míssil enviado pelos EUA para a Europa devia ter sido expedido de volta para a Flórida, mas acabou por ir parar a Cuba. Isto ocorreu em 2014 e agora, retomadas as relações entre os países, Havana devolveu o Hellfire AGM 114 da NATO que tinha recebido por engano.

Desde 1961 que EUA e Cuba só ‘falavam’ através de sanções. Em dezembro de 2014, os primeiros passos para uma aproximação permitiram que agora o regime de Havana tenha devolvido um míssil que os EUA tinham enviado… por engano.

A meio desse ano (2014), os EUA participaram num exercício militar conjunto da NATO, ao largo da Espanha. Em Junho, um míssil Hellfire AGM 114, sem carga explosiva, seguiu para Paris (França) através da Alemanha, de onde deveria ter sido expedido para a Flórida.

Só que, em vez de regressar a casa, o míssil acabou por ir parar a… Cuba. “Por engano”, reconheceu o país que era, à data, o último dos inimigos da Guerra Fria.

Só no último sábado, mais de ano e meio depois, é que o Hellfire chegou (finalmente) aos EUA.

“Cuba actuou com seriedade e transparência, e cooperou para encontrar uma solução satisfatória para este caso”, referiu o Governo de Havana, citado pelo The Wall Street Journal.

“Podemos dizer, sem especificar detalhes, que o míssil de treino foi devolvido”, esclareceram os EUA, elogiando o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Em destaque

Subir