Economia

Milionários em Portugal ficaram mais ricos, mas são menos

Há menos 25 mil milionários em Portugal, mas os que ‘resistem’ ficaram mais ricos ao longo da última década e meia. De acordo com as contas do Credit Suisse, os milionários viram a fortuna aumentar 35 por cento, desde o ano 2000, enquanto o país perdia 25 por cento da riqueza.

O relatório ‘Global Wealth Report’, publicado pelo Credit Suisse, mostra como, nos últimos 15 anos, se agravou o fosso da desigualdade social em Portugal.

Num país que perdeu mais de 25 por cento da riqueza ao longo de década e meia (tal como aconteceu a Brasil e Noruega, embora ainda longe do drama da Grécia), o número de ricos também diminuiu, mas a fortuna dos milionários aumentou.

As contas da instituição suíça são elucidativas: Portugal perdeu cerca de 25 mil milionários, mas os ‘sobreviventes’ a esta hecatombe financeira viram o património aumentar, em média, cerca de 35 por cento.

Portugal, que perdeu um quarto da riqueza entre 2000 e 2015, viu o número de ricos descer dos 76 mil para os 51 mil, mas estes tiveram um património (em média) a valorizar de 42 mil para 65 mil euros.

O ‘Global Wealth Report’, que traça o panorama da riqueza mundial, refere que a presença de vários países europeus entre os dez piores desempenhos (com a Grécia na liderança, a perder 55 por cento) é uma prova de que a zona euro “não se saiu bem” no período em análise, perdendo 10,6 biliões de dólares.

Já a China manteve-se, nestes 15 anos, com um crescimento sempre acima dos cinco por cento.

No cômputo geral, o mundo perdeu cerca de 13 biliões de dólares, ou 11,4 biliões de euros.

Em destaque

Subir