Tecnologia

Microsoft com números pouco animadores no segmento dos smartphones

microsoft_lumia_650

A Microsoft não está a conseguir a implementação que desejava no segmento dos smartphones. A linha Lumia continua em queda e os dados agora revelados não são nada animadores para a marca de Redmond.

Apesar da chegada do Windows 10 Mobile, a Microsoft não está a conseguir chamar novos utilizadores à sua plataforma. Aliás, a marca de Redmond está a fazer precisamente o contrário, a tomar algumas medidas que está a levar utilizadores ‘fieis’ a abandonar o sistema – como o caso da redução de armazenamento no OneDrive.

Os números agora revelados são bastante claros, foram vendidos 2,3 milhões de smartphones Lumia, o que se traduz numa queda de 73 por cento no volume de vendas face ao mesmo período do ano anterior, revelou o TechRadar.

Ainda assim, a Microsoft obteve um lucro líquido, no segmento dos dispositivos móveis, de cerca de 3 mil milhões de euros, apesar do mau desempenho nas vendas dos lumias.

A contrastar com estes números está a linha Surface. O tablet híbrido da Microsoft esta a revelar-se um autêntico sucesso, mostrando maior aceitação face à linha de smartphones Lumia.

A Microsoft acaba por ser a grande culpada destes números. A marca liderada por Satya Nadella, e no que á linha de smartphones diz respeito, voltou a defraudar os utilizadores. Primeiro foi o Windows que demorou a vir, depois foi o facto de o mesmo não chegar, afinal, a todos os smartphones como fora prometido.

Isto levou muitos utilizadores a voltarem a olhar a marca com desconfiança, como já tinham feito no passado, quando se migrou do Windows Phone 7 para o 8. Também a questão das apps (a falta delas) tem deixado muitos utilizadores de pé atrás.

A fase é demasiado adiantada para o atrasado que o Windows leva do iOS e do Android. A Microsoft já devia ter aprendido com o passado, mas parece continuar a olhar para o lado, assobiar… e perder utilizadores.

Em destaque

Subir