Mundo

México põe o mundo a desesperar por menina que não existe

Durante dia e meio, uma das mais importantes televisões da América do Sul acompanhou em direto o salvamento de Frida Sofia, a menina de 12 anos presa nos escombros da escola destruído pelo sismo do México. A angústia crescia a cada hora que passava até que, já de noite, surgiu a confirmação oficial: Frida Sofia não existe.

Dormia-se há várias horas em Portugal quando o México despertou para o choque: a menina de 12 anos que prendeu a respiração de todo o país, presa debaixo de uma mesa soterrada pelos escombros da escola, afinal não existe…

“O subsecretário da Marinha confirma que nunca existiu uma menina com o nome Frida Sofia”, informou a Azteca Noticias, desmentindo o trabalho de dia e meio da Televisa, uma das mais importantes televisões da América do Sul que esteve permanentemente em direto a acompanhar as operações de salvamento da menina.

Nos escombros do colégio Enrique Rébsamen havia uma sobrevivente, mas seria uma funcionária e não a menina de 12 anos que prendeu o México – e grande parte do mundo – à televisão. O cadáver foi resgatado hoje de manhã.

Segundo a Marinha, foram retiradas dos escombros da escola 11 crianças e os corpos de 19 crianças e seis adultos.

A Televisa, que esteve dia e meio a acompanhar as operações de salvamento de Frida Sofia, culpa a Marinha pelas informações falsas, realçando que todas as informações transmitidas no direto (em permanência) foram dadas pelas autoridades.

O México ficou em choque. Frida Sofia não era só uma menina presa pelos escombros da escola: era o símbolo da resistência do país perante um dos mais devastadores sismos de sempre. Só que Frida Sofia, soube-se 48 horas após o terramoto, é uma mentira.

Em destaque

Subir