Nas Notícias

Google e Facebook têm dívidas de 5,4 mil milhões de euros

O grupo socialista e democrata do Parlament Europeu, responsável pelo novo modelo de tributação da economia digital, estima que a Google e o Facebook devam 5,4 mil milhões de euros devido ao não pagamento de impostos entre 2013 e 2015.

Até ao momento, dez dos Estados-membros da UE exigem a adoção do novo modelo tributário, defendendo que os gigantes tecnológicos “minimizam gastos com impostos na União Europeia direcionando as suas receitas para países como a Irlanda e o Luxemburo, onde são tributadas taxas muito reduzidas”.

A Alphabet, dona da Google, paga entre 6 a 9 por cento de imposto sobre as receitas fora da UE, enquanto dentro da Europa a tributação não é mais alta de que 0,82 por cento. No caso do Facebook, os valores são ainda mais altos, com taxas de 28 a 34 por cento fora da UE e 0,03 e 0,10 por cento dentro da União Europeia.

Recorde-se que a Alphabet registou, no ano de 2016, ganhos no valor de 80 mil milhões, tendo já sida obrigada a pagar um montante de 306 milhões de euros ao Fisco italiano, referente ao período de 2002 e 2015.

A decisão sobre o novo modelo tributário será tomada no próxima dia 29, na Estónia, na cimeira sobre a economia digital.

Em destaque

Subir