Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para segunda-feira

A previsão do estado do tempo para esta segunda-feira, dia 4 de setembro de 2017, mostra um dia cinzento com chuva fraca ou chuvisco no litoral norte e centro até meio da manhã, destacando-se ainda uma diminuição de nebulosidade a partir da tarde.

De acordo com informação das meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta segunda-feira, está previsto “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado até meio da manhã, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste. O IPMA antecipa ainda “períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões norte e centro até meio da manhã, em especial no litoral”.

A meteorologia prevê também “vento em geral fraco predominando de noroeste, tornando-se moderado (20 a 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde, e sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas”, salientando-se ainda “neblina ou nevoeiro matinal”.

Para esta segunda-feira, o IPMA dá conta de uma “pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral oeste” e “pequena descida da temperatura máxima”.

De resto, nas regiões do norte, o IPMA prevê “céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde” e “períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã”.

O vento será “em geral fraco de noroeste” com “neblina ou nevoeiro matinal”, destacando-se ainda uma “pequena subida da temperatura mínima”.

Nas regiões do sul, o IPMA espera “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado até meio da manhã, com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco”.

O vento será “fraco, soprando moderado (até 25 km/h) de noroeste a partir da tarde” com “neblina matinal” e uma “pequena subida da temperatura mínima”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores está previsto “céu muito nublado, com abertas ao longo durante a tarde”, acompanhado de “períodos de chuva durante a madrugada e inicio da manhã, passando a aguaceiros”.

Na Madeira os especialistas do tempo antecipam “períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira”, acompanhado de “vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste”. Está ainda prevista uma “pequena subida da temperatura mínima nas terras altas”.

Esta segunda-feira, o IPMA não prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter “ondas de noroeste com um a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a 2,5 metros” e a temperatura da água do mar entre “16/18ºC”.

Na costa sul, ondas de “sudoeste inferiores a um metro, aumentando para um metro”. A temperatura da água do mar rondará os “22ºC”.

Em destaque

Subir